Quando há falhas na impermeabilização de reservatório é a exposição e consequentemente aparece corrosão das armaduras, quando o aço é exposto à umidade acontece à oxidação.
O concreto é um material alcalino, e durante as reações químicas da água com o cimento são formados vários sais causando a eflorescências devido à lixiviação e manchas brancas do lado de fora.
Também é aberto caminho para gases nocivos às estrutura, e umidade em geral, que pode gerar a corrosão das armaduras.
No caso de reservatório que não recebeu a impermeabilização adequada, a umidade abre espaços para que o gás carbônico entre em contato com a armadura. O CO2 reage com os hidróxidos presentes no concreto, e forma os carbonatos, e por isso a patologia é chamada de carbonatação.
A impermeabilização é uma técnica muito utilizada hoje em dia, é responsável por evitar a ação da água da chuva, água do banho ou mesmo das lavagens e, por isso, evita a incidência das infiltrações, umidade, trincas ou rachaduras que possam ser causadas nas superfícies.
A impermeabilização é essencial para reservatório de água, pois em construções como essas ela ajuda a manter a limpeza da água e sua qualidade.
A impermeabilização é muito importante especialmente os que ficam elevados, pois se movimentam devido à oscilação térmica e da carga. Contribui com a conservação das superfícies interna e externa do reservatório. Isso porque, além da incidência dos danos temporais, também evita gastos com a recuperação da estrutura dos reservatório que pode sair ainda mais cara, se considerar o desperdício de água.
Os reservatório semienterrados também necessitam de impermeabilização, no entanto outro tipo de impermeabilizante é utilizado.
Para começar a impermeabilização de reservatório, a primeira ação é escolher qual o tipo de impermeabilizante será utilizado, no caso do reservatório suspenso, o flexível; no reservatório semienterrado, o impermeabilizante rígido.
A impermeabilização rígida deve ser utilizada em áreas que não ficam expostas a mudanças de temperatura e, por isso, é indicada para superfícies isentas das fissuras e trincas. Já a impermeabilização flexível é indicada para superfícies muito expostas às mudanças de temperatura, que estão suscetíveis a trincas e fissuras.
O principal objetivo de um sistema impermeabilizante é garantir estanqueidade à passagem de fluídos e vapores, especialmente a água.
A impermeabilização reservatório necessita seguir as normatizações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A Alfa verifica também as condições do barrilete que é o cano que interliga as duas metades da caixa d’água e de onde partem as colunas de água. Podem ser do tipo ramificado ou do tipo concentrado.
Reservatório de alvenaria e amianto que estiverem apresentando vazamentos pode ser impermeabilizado.
Tratamento e abertura das trincas e rachaduras, calafetação, e aplicação de um novo revestimento com argamassa e impermeabilizante importados.
É necessário que o impermeabilizante descanse e seque por completo, isso leva em média de 7 dias.
Não. De acordo com o fabricante do impermeabilizante não existem elementos químicos que contaminem a água após a sua aplicação.
A Garantia é da empresa prestadora do serviço no caso a Alfa Ltda. Por isso recomenda-se apenas a contratação de empresas certificadas.
Impermeabilização de reservatório d'água elevada. Impermeabilização de reservatório d'água com manta asfáltica. Impermeabilizante para reservatório d'água de amianto. Impermeabilização de reservatório d'água de concreto com manta. Impermeabilização de reservatório d'água enterrada. Impermeabilizante para reservatório d'água de fibra. Vazamento em reservatório d'água de concreto. Recuperação de reservatório d'água.
Para limpeza, desinfecção, impermeabilização de caixas e reservatórios
Mão de obra especializada com profissionais treinados.
Técnicos formados pelas seguintes organizações: FEEMA - SANASA - COPASA – SABESP – INEA
Registro no INEA (FEEMA): 10.001338/55.6199
Conselho Regional de Higiene: FE007303
Química Responsável: Michelle Valladão Tauil - CRQ: 03418635-3ª Região
Engenheiro Responsável: Ricardo Barbosa - CREA 17.350-D
ALFA LTDA - Registrada no Conselho Regional de Química com atividade em química em limpeza de caixa d'água e impermeabilização de construções sob o nº 4638 de acordo com a Lei 2800 de 18 de junho de 1956.
A LIMPEZA E DESINFECÇÃO DOS RESERVATÓRIOS E CAIXAS D’ÁGUA, SÓ PODEM SER EXECUTADAS POR EMPRESAS ESPECIALIZADAS E FUNCIONÁRIOS CAPACITADOS.
A MÃO DE OBRA NÃO ESPECIALIZADA (FUNCIONÁRIOS DEO CONDOMÍNIO, AUTÔNAMOS E EMPRESAS NÃO CREDENCIADAS) É ILEGAL E PERIGOSO, POIS OS MESMOS ESTARÃO EM CONTATO COM A ÁGUA QUE SERÁ CONSUMIDA PELOS MORADORES. DOENÇAS COMO FRIEIRAS, PÉ-DE-ATLETAS, FERIDAS EXPOSTAS, ETC, AFETAM A POTABILIDADE DA ÁGUA TRANSMITINDO DIVERSAS DOENÇAS.
EMPRESAS QUE TRABALHAM COM DEDETIZAÇÃO (VENENO), LIMPEZA DE FOSSA E DESENVOLVIMENTO DEVEM TER: OBS: VEÍCULOS SEPARADOS, POIS TRABALHAR COM MATERIAIS UTILIZADOS TANTO EM ÁGUA POTÁVEL COMO EM ESGOTOS OU VENENOS NO MESMO VEÍCULO. É PROIBIDO POR LEI E PODE CONTAMINAR SUA ÁGUA TRANSMITINDO MUITAS DOENÇAS.
TODOS OS NOSSOS FUNCIONÁRIOS SE APRESENTAM UNIFORMIZADOS E USAM BOTAS EXCLUSIVAS PARA LIMPEZA, SÃO SUBMETIDOS A EXAME MÉDICO PERIÓDICO, TODOS OS NOSSOS MATERIAIS SÃO PREVIAMENTE DESINFECTADOS GARANTINDO MAIOR ASSEPSIA NA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS.